Category

Receitas

Category

Após as sucessivas ondas de calor que marcaram o verão brasileiro, o outono se anuncia com temperaturas mais amenas. Apesar do conforto climático, a nova estação vem acompanhada de declínio na umidade relativa do ar, o que favorece a ocorrência de doenças respiratórias, gripes e alergias. Para que o organismo não se ressinta da mudança da estação, a nutricionista Laiz Saragiotto recomenda a manutenção de uma dieta saudável, associada a alimentos ricos em vitaminas A e C, ferro e zinco para o fortalecimento do sistema imunológico. “Também devemos estar atentos ao fato de que no outono temos uma dificuldade aumentada em perder peso. Neste ponto, alguns alimentos, como o vinagre de maçã, podem auxiliar no emagrecimento”, afirma.

No outono, especialmente em dias e noites mais frias, o brasileiro tende a consumir mais gordura e alimentos com alto índice calórico. A vontade de ingerir pratos mais pesados diante de temperaturas mais amenas se explica. No frio, o corpo requer um aporte calórico para se manter aquecido. Mas esta adaptação metabólica, em muitos casos, especialmente quando combinada com sedentarismo, se converte em quilos adicionais na balança.

A tendência à ingestão de massas, doces e outros carboidratos refinados nas estações mais frias do ano faz com que a glicose entre rapidamente na corrente sanguínea. A nutricionista explica que para equilibrar os níveis de açúcar desses alimentos, o pâncreas produz insulina e a circulação deste hormônio reduz a taxa de glicose no sangue. “No entanto, quando esses picos de insulina ocorrem com frequência, as células deixam de responder com eficácia e o organismo desenvolve o que chamamos de resistência à insulina”, destaca Laiz. Os alimentos que favorecem os picos de insulina dificultam o controle do apetite e contribuem para aumentar o ganho de peso e o acúmulo de gordura.

Na nova estação, uma das indicações de Laiz Saragiotto é por saladas que combinem frutos e folhas. “Podemos abusar do consumo de abacate, caqui e goiaba para ajudar no aporte de fibras, de vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico, magnésio, zinco e potássio”, recomenda. Entre as folhas verdes-escuras, a nutricionista destaca a rúcula. “É um alimento muito importante no outono por fornecer aporte de vitaminas A e C.”

O tempero ideal para as saladas, segundo a especialista, é o vinagre de maçã. “Este alimento ajuda a controlar a carga glicêmica dos alimentos, diminuindo a produção de insulina”, diz. 

A ingestão diária de shots de vinagre de maçã diluído em água antes das refeições também é recomendada por Laiz. Segundo ela, este hábito contribui para melhorar a imunidade, especialmente no outono e inverno, e ajudar a controlar a liberação de glicose no sangue.

Especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Rodrigo Margoni chama a atenção para a importância de escolher um produto de qualidade que respeite os cuidados no processo de fabricação.

“O Vinagre de Maçã Almaromi que produzimos é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. Seja no outono ou em qualquer outra estação do ano, este é um fator a ser considerado na escolha do consumidor que preza por uma alimentação mais saudável”, afirma Margoni.

Com uma receita doce e outra salgada, Laiz Saragiotto ensina o preparo fácil de dois pratos que incluem vinagre de maçã.

 

RECEITAS

 

GELATINA DE VINAGRE DE MAÇÃ

 

Ingredientes

– 1/2 xícara (chá) de água

– 1 xícara e meia (chá) de suco de maçã

– 5 colheres (sopa) de gelatina incolor em pó sem açúcar e incolor

– 1/2 xícara (chá) de Vinagre de Maçã Almaromi

 

Modo de preparo

– Misture a água, o suco e o vinagre de maçã em uma panela grande.

– Adicione a gelatina e misture bem.

– Deixe a mistura repousar por dois minutos.

– Leve a panela em fogo médio-baixo.

– Use uma colher de pau para mexer.

– A gelatina deve ser completamente dissolvida.

– Em seguida, a mistura deve ser colocada em formas de cubo de gelo e deixada na geladeira por uma hora.

 

MOLHO ORIENTAL

 

Ingredientes

 

– 1 cenoura descascada e picada

– 2 colheres (sopa) de Vinagre de Maçã Almaromi

– 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

– 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim

– 1 colher (sopa) de mostarda

– 1 colher (sopa) de molho de shoyo de coco

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado sem casca

– 2 colheres (sopa) de cebola picada

 

Modo de preparo

 

– Misture todos os ingredientes em uma tigela. Não há necessidade de bater no liquidificador.

MXP Comunicação
19981788100
[email protected]
https://mxpcomunicacao.com/

Salada de pepino agridoce: também chamada de sunomono, esta é uma salada tradicional da culinária japonesa muito apreciada por todo o mundo. A própria palavra sunomono significa ‘alimentos avinagrados em conserva’, pois esta salada pode ser armazenada em potes e conservada por vários meses.

O que deixa esta salada de pepino diferente é o molho agridoce simples, mas saboroso, que vai no final: uma misturinha de vinagre, água e açúcar que deixa a salada refrescante e perfeita para servir como acompanhamento em dias de calor! O toque final do gergelim, outro ingrediente obrigatório, completa o charme da salada.

E aí, ficou com vontade de preparar esta receita de salada de pepino agridoce? Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer salada de pepino de restaurante japonês passo a passo em fotos!

Ingredientes para fazer Salada de pepino agridoce:

  • 2 pepinos japoneses
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 1 colher de sopa de água gelada
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de sal
  • gergelim torrado a gosto

Como fazer Salada de pepino agridoce:

1-Lave bem os pepinos, se necessário higienizando-os, pois nesta receita serão usados com casca. Depois corte em fatias bem fininhas, quase transparentes, usando uma faca afiada ou fatiador de legumes.

2-Coloque os pepinos numa tigela ou numa peneira, polvilhe o sal e reserve por 15-20 minutos, para que o pepino desidrate ligeiramente e fique mais firme.

3-Enquanto isso, prepare o molho da salada de pepino agridoce: misture o vinagre, a água e o açúcar até dissolver os grãos de açúcar – não precisa levar ao fogo.

Dica: se você prefere esta receita com sabor mais adocicado, adicione um pouco mais de açúcar. Prefira usar o açúcar refinado porque ele dissolve mais facilmente.

4-Após o tempo reservado ao pepino, escorra a água que ele acumulou e esprema ligeiramente, tirando o excesso de líquido. Adicione o molho anterior e misture.

Dica: se preferir um sabor mais suave, enxague o pepino e escorra. Depois seque com um papel toalha e misture com o molho.

5-Está pronta sua salada de pepino agridoce japonês! Sirva em seguida, polvilhando gergelim a gosto ou, menor ainda, reserve na geladeira por até 3 dias (ficará ainda mais saborosa). Bom apetite!

Receita do bolo formigueiro tradicional

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 8 porções
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 100g de coco ralado
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate granulado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • Óleo e farinha de trigo para untar
  • Coco ralado em flocos e chocolate granulado para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador o óleo, o ovo, o leite e o açúcar até homogeneizar.
  2. Despeje em uma tigela e misture a farinha, o coco, o granulado e o fermento com uma colher.
  3. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar.
  4. Deixe amornar e desenforme.
  5. Polvilhe com coco, granulado e sirva.